sábado, 22 de agosto de 2009

Windows Live Messenger ‘clássico’ no Windows 7



Windows Live Messenger ‘clássico’ no Windows 7



O Windows Live Messenger é um dos primeiros programas que já “se ajeitou” à nova barra de tarefas do Windows 7. Mas isto não significa que todos os usuários gostaram da mudança. Se você quer de volta se Live Messenger clássico, esta dica mostra como!


Clique aqui para abrir o vídeo (baixa qualidade)


Clique aqui para abrir o vídeo (alta qualidade)

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Transforme suas fotos em pinturas



Transforme suas fotos em pinturas

Se você gosta de pinturas, então vai adorar o software FotoSketcher, que aplica filtros em imagens justamente para transformá-las em pinturas. Vamos conhecê-lo neste tutorial.

01. Em primeiro lugar, abra a imagem que será ‘pintada’ em File > Open a Picture.

02. A tela de configuração de pinturas é aberta, e você pode mudar vários parâmetros para obter o melhor resultado. Além disso, em Drawing style, há vários esquemas pré-definidos para diferentes tipos de pintura. Para fazer a mudança, clique em Draw It!.

 

03. Veja o resultado lado a lado com uma imagem do Windows 7.

04. No Menu Edit, você pode editar tanto a imagem fonte quanto a imagem resultado. Para fazer ainda mais alterações, você pode usar até mesmo a imagem resultado como fonte (Use the drawing as source image).

05. Para salvar a imagem, clique em File > Save the drawing as.... O FotoSketcher só salva imagens em JPG.

Escolha onde a barra de menus do IE8 aparecerá!



Escolha onde a barra de menus do IE8 aparecerá!


A barra clássica de menus do Internet Explorer 8 não é mais parte integrante da interface do navegador, mas pode ser usada ao pressionar a tecla ALT. Mas se você não gosta do local onde ela aparece, este tutorial resolve seu problema.

01. Para mudar onde a barra de menus aparecerá, use os arquivos abaixo com o navegador fechado. A mudança é automática e valerá assim que o Internet Explorer 8 for aberto.

- Barra de menus na posição tradicional, abaixo da barra de endereço

- Barra de menus na posição nova, acima da barra de endereço

02. Para fazer a dica manualmente, abra o editor de registro, digitando regedit na barra de pesquisa do Menu Iniciar.

03. Navegue pelas chaves HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Internet Explorer\Toolbar\WebBrowser, clique com o botão direito do mouse em WebBrowser e escolha Exportar para criar uma cópia de segurança do registro.

04. Agora clique com o botão direito do mouse na parte direta da janela e escolha Novo > Valor DWORD (32 bits), que terá o nome de ITBar7Position. Obviamente, você não precisará seguir este passo se o valor já existe.

05. Clique duas vezes no valor recém criado, que será 1 para a posição nova da barra de menus e 0 para a posição tradicional.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Tenha a ficha técnica de seu PC em minutos




Sabe quando você quer saber de alguma informação bem detalhada do computador e não sabe onde procurar? Se você está nesta situação, o ESET SysInspector é uma boa e gratuita solução, dos mesmos criados do ESET NOD 32 Antivírus e ESET Smart Security.

01. Esta é a janela principal do SysInspector após gerar o relatório dá máquina, com várias categorias, como serviços (Services), Drivers e informações sobre o sistema operacional (System Information). Escolha o tópico na parte esquerda da janela e veja as informações na parte direita da mesma.

02. Na parte superior esquerda da janela do SysInspector, você pode mudar o nível de detalhes dos relatórios (Detail) e a filtragem das informações (Filtering). Come este filtro, você pode ver apenas informações confiáveis, médias ou desconhecidas.

 

03. No Menu File, você pode salvar as informações obtidas numa análise (Save Log) ou até comparar análises salvas para descobrir diferenças entre elas (Compare Logs), o que é muito útil para descobrir possíveis problemas – basta ver o que há de diferente entre uma análise antiga e uma atual.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Faça backups perfeitos de seus HDs



Se você tem muitos arquivos em seu HD e não pode perder seu conteúdo, o mais indicado é fazer uma imagem backup do mesmo – assim, se algo acontecer, basta revertê-la para ter todos os arquivos de volta. Um bom software para isto é o Paragon Drive Backup Express, que conheceremos neste tutorial.

01. Durante a instalação, você precisa de um número de registro (gratuito). Clique em Get Free Serial se cadastre para obter as informações necessárias.

02. Esta é a janela principal do Drive Backup Express. Vamos ver as principais opções do programa.

 

03a. Back up Disk or Partition: Para fazer o backup de um HD inteiro ou partição, escolha esta opção e marque o HD/partição que será copiado.

03b. Agora escolha onde a imagem será salva (Archive location) e seu nome (Archive name). Obviamente, você não pode salvar uma imagem na mesma partição quem será copiada.

04a. Check Archive Validity: Se você não tem certeza se alguma imagem de HD/partição fora criada corretamente, use esta opção para fazer uma varredura na mesma. O Drive Backup Express faz a listagem automática das últimas imagens criadas, mas se a imagem que você deseja validar não está sendo exibida, use o botão Add an existing archive to the archive database para localizada.

 

05a. Restore Disk or Partition: Para restaurar uma partição/HD, após definir qual imagem será usada (a tela é exatamente a mesma da imagem anterior), defina-a na lista de destinos disponíveis no computador.

05b. Você também pode escolher quanto de espaço da partição escolhida será usada na ‘nova’ partição (Please specify the size of the restored partition).

05c. Antes de confirmar a restauração da partição, escolha Yes, apply the changes physically.

06a. Build Recovery Media: Esta opção tem como objetivo criar um disco de resgate, para recuperar partições sem precisar entrar o Windows. Primeiramente, escolha se a mídia de resgate será um pen-drive (Flash Memory) ou um CD/DVD.

06b. Para simplificar, escolha a opção Typical para gerar uma mídia com as opções padrão.

06c. Finalmente, escolha qual drive (pen-drive ou gravador de CD/DVD) será usado para gerar a mídia de resgate.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Proteja-se de spywares e outras pragas



Antigamente os usuários de PCs só se preocupavam com vírus, mas hoje em dia a quantidade e diversidade de pragas virtuais é bem grande – e não basta usar apenas um software de proteção. Neste tutorial, vamos conhecer a mais recente versão gratuita do Ad-Aware, primeiro software feito especialmente contra spywares.

01. Quando o programa é instalado, sua atualização automática já entra em ação.

02. Esta é a janela principal do Ad-Aware Free. Para fazer atualizações manuais no programa, clique em Web Update (será aberta uma janela igual à imagem acima). Para fazer uma varredura no computador em busca de spywares, clique em Scan.

 

03. Há dois modos básicos de varredura – a básica (Smart Scan) e a completa (Full Scan). Faça a escolha e clique em Scan Now.

04. Se algum item malicioso for encontrado, você tem várias ações (Action) disponíveis como remover o arquivo infectado (Remove at) e colocá-lo em quarentena (Quarantine at).

05. Ao clicar em Extras, você pode usar o limpador de rastros do computador (TrackSweep), apenas marcando quais itens serão excluídos e clicando em Sweep Now. Para entrar nas configurações do Ad-Aware Free, clique em Settings.

 

06. Updates: Para ativar as atualizações automáticas, marque as opções Download and install updates automatically e Get Updates automatically.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Temas do Windows 7


Impeça alterações invasivas em temas do Windows 7

O Windows 7 apresenta um gerenciamento de temas mais organizado, permitindo que o sistema seja mais personalizado e que o usuário não tenha necessariamente conhecimentos avançados para isso, mas alguns não gostam das alterações que alguns temas apresentam.

Neste tutorial, vamos aprender como preservar ícones da área de trabalho e cursores do mouse quando algum tema for selecionado.

01. Clique com o botão de contexto do mouse (normalmente é o botão direito) e escolha a opção Personalize.

02. Na janela que se abrirá, clique nos links Change desktop icons e Change mouse pointers para abrir as janelas de personalização dos ícones da área de trabalho e dos cursores do mouse, respectivamente.

03. Na janela de ícones da área de trabalho, basta desmarcar a opção Allow themes to change desktop icons para impedir que os mesmos sejam modificados à revelia.

04. O mesmo procedimento deve ser feito na janela de cursores do mouse, desmarcando a opção Allow themes to change mouse pointers.

domingo, 16 de agosto de 2009

Cores do seu Vista!


Não deixe que ninguém mexa nas cores do seu Vista!

Depois de muito tempo, você finalmente conseguiu encontrar o esquema de cores perfeito para sua instalação do Windows Vista... mas vem alguém e simplesmente muda sem a menor autorização – o que é muito comum em máquinas domésticas. A solução é impedir que isto aconteça, o que é mais fácil do que parece!

01. No Menu Iniciar, abra o editor de registro (digite regedit na barra de pesquisa).

02. Agora navegue pelas chaves HKEY_CURRENT_USER \ Software \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Policies \ System. Se alguma chave não existir, clique com o botão de contexto do mouse na chave mãe e escolha Novo > Chave (por exemplo, se a chave System não existir, faça o procedimento em Policies). Quando chegar à última pasta, clique com o botão de contexto do mouse e escolha Exportar para criar uma cópia de segurança do registro.

03. Clique com o botão de contexto do mouse na parte direita da janela e escolha Novo > Valor DWORD. Esta valor deve ter o nome de NoColorChoice e armazenará 1 (para desligar a escolha de cores) ou 0 (para mantê-la ligada).

04. A opção desativada é Cor e Aparência da janela, dentro do Painel de Controle > Personalização.

05. Para facilitar, você pode usar estes arquivos para fazer diretamente a alteração no registro.

sábado, 15 de agosto de 2009

Registro do Windows - Backup


Faça backups do registro do Windows

O Windows já apresenta um utilitário que também faz backup do registro (a Restauração de Sistema), mas se você procura algo específico, o gratuito RegBak é uma boa opção.

01. Quando você iniciar o programa, ele já pergunta onde o backup do registro será salvo (Select a folder to save the registry) e quais áreas serão salvas (System, Current User e Other available hives). Você também pode entrar nas opções do programa (Options) e ver os antigos backups (Backups).

02a. Nas opções, você pode definir a pasta padrão para backups (Default Backup Folder) e definir quando apagar backups antigos – mais velhos que uma quantidade de dias (Delete backups that are older than) ou os últimos backups feitos (Delete all backups expect the last).

02b. Já no caso dos backups, clique em Search para localizar os backups feitos e escolha Restore para restaurar o backup selecionado.

03. Durante o backup, o RegBak mostra os passos do processo.

04. Para restaurar um backup específico, execute o RegBak na mesma pasta do backup salvo (o próprio programa cria uma cópia de si mesmo para cada pasta) e clique em Next>. Clique em Options para definir quais setores serão restaurados (System, Current User e/ou Other Users).

Apague arquivos temporários dos pendrives!



Apague arquivos temporários dos pendrives!

Quando usamos pendrives em mais de um computador, é comum nos depararmos com arquivos temporários estranhos resultantes das operações com os arquivos, o que se torna uma bela sujeira com o tempo. Uma solução interessante para este problema é o gratuito USBDriveFresher, que conheceremos neste tutorial.

01. Quando o programa é iniciado, ele permanece na bandeja do Windows (ao lado da barra de tarefas). Clique em seu ícone escolha Cleanup USB Drive para limpar um pen-drive específico, Cleanup All USB Drives para limpar todos os pen-drives ou Custom Cleanup para limpar uma pasta do Windows. Para configurar o USBDriverFresher, clique em Options.

02. O USBDriveFresher pode ser iniciado com o Windows (Run at Windows startup) e limpar automaticamente os pen-drives colocados no computador de forma silenciosa (Automatically cleanup USB Drive when connected e Silent auto-cleanup). Use o botão Add para cadastrar os padrões usados para apagar arquivos – todos os arquivos que seguirem o padrão serão apagados pelo software.

 

03. Se você escolhe a opção Open, terá uma janela mais detalhada com as mesmas opções explicadas anteriormente.

04. E se você decidir limpar um pen-drive (Cleanup USB Memory Drive Now), marque-o nesta tela e clique em Cleanup.